Cada vez mais nos processos de seleção e recrutamento, se verifica que os clientes tendem a optar por mulheres para cargos de decisão, conscientes das vantagens que essa opção pode acarretar para a organização.
E os resultados têm sido francamente positivos.
O tempo tem vindo a demonstrar que a liderança efetuada por mulheres em diversos tipos de organizações representa uma série de vantagens e benefícios.
Aqui estão algumas dessas vantagens observadas e já assumidas pela generalidade do mercado de trabalho:
a. Diversidade de perspectivas:
As mulheres trazem diferentes experiências, visões e abordagens para a liderança.
A diversidade de perspectivas promove a inovação, a criatividade e a tomada de decisões mais abrangentes, levando a melhores resultados e soluções mais eficazes.
b. Habilidades de comunicação:
As mulheres são reconhecidas por ter uma capacidade natural de comunicação, o que lhes permite estabelecer relacionamentos interpessoais fortes, ouvir ativamente e construir uma cultura de colaboração.
Essas reconhecidas capacidades são essenciais para criar um ambiente de trabalho saudável e para motivar, unir e inspirar equipes, mesmo aquelas que aparentemente poderão ser mais disfuncionais.
c. Inteligência emocional:
As mulheres tendem a ter uma alta inteligência emocional, o que lhes permite compreender e gerir as suas próprias emoções e, tantas vezes, as emoções dos outros.
Isso facilita a criação de um ambiente de trabalho empático, no qual os funcionários se sentem integrados, valorizados e apoiados.
d. Liderança transformacional:
Estudos têm mostrado que as mulheres têm maior propensão a adotar estilos de liderança transformacionais, que se concentram no desenvolvimento e no empowerment dos membros da equipe.
Esse estilo de liderança promove o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, levando a uma maior ligação com a empresa, incremento da produtividade e fidelização dos colaboradores ao projeto.
e. Resolução de conflitos:
As mulheres são frequentemente elogiadas pelas suas capacidades de resolução de conflitos, sendo capazes de encontrar soluções equilibradas, colaborativas e equitativas.
Elas tendem a procurar o consenso e a construir pontes entre diferentes perspectivas, o que contribui para um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
f. Orientação para o trabalho em equipe:
As mulheres têm uma tendência natural a valorizar e incentivar o trabalho em equipe.
São manifesta e reconhecidamente mais propensas a ouvir e considerar as opiniões de todos os membros da equipe, criando um ambiente inclusivo e estimulante, no qual todos se sintam valorizados e contribuam para o sucesso coletivo.
g. Representatividade e inspiração:
A presença de mulheres em posições de liderança serve como um exemplo inspirador para outras mulheres e jovens que aspiram a crescer profissionalmente e a cargos de liderança.
Isso ajuda a romper com estereótipos de gênero e encoraja mais mulheres a procurar oportunidades de liderança e a acreditar no seu potencial.
É importante reconhecer que essas vantagens não se aplicam a todas as mulheres, assim como nem todas as mulheres possuem estas características.
Enquanto headhunters, também nos vemos na obrigação de filtrar e entender esses skills e capacidades intrínsecas de cada pessoa que se nos apresenta e conjugar coma função e a liderança das empresas que contratam.
É um facto que a liderança eficaz é baseada numa combinação de habilidades, competências e características individuais, independentemente do gênero, mas a liderança conquistada por mulheres tem vindo a crescer exponencialmente e ganhar muita relevância.