As vantagens de uma mudança de carreira depois dos 50 anos…
Por exemplo, uma mudança de carreira e foco profissional como eu fiz, de Director Geral para Headhunter, após os 50 anos, pode trazer diversos benefícios e oportunidades.
Temos que ter a sorte, como, por exemplo, eu tive, de ter pessoas que nos acompanham nos últimos anos, que nos formam, que nos indicam o melhor caminho, que nos dão na cabeça, chamam a atenção e corrigem erros…e voltam a corrigir, com paciência e espírito construtivo.
Mas, embora haja outros, às vezes menos simpáticos, como é normal em todas as mudanças, realço aquilo que eu considero os pontos positivos:
Mudar de atividade pode proporcionar um sentimento de renovação e novos desafios.
Isso pode manter a mente ativa e estimulada, promovendo uma renovação de conhecimentos, que permanece contínua e a adaptação a novas situações que nos desafiam e nos renovam
2. Experiência e Conhecimento:
Com mais de 50 anos, já acumulámos seguramente uma rica bagagem de experiências e conhecimento…
Essa base pode ser aplicada em novas áreas, permitindo-nos oferecer uma perspectiva única e valiosa na nova atividade, especialmente na área de RH, a quem no nosso trabalho confia e/ou depende e até ajudar quem está a começar ou mudar a sua carreira.
3. Amplitude de Oportunidades:
A idade não precisa ser uma barreira para novas oportunidades.
Como já referi em entrevista que dei há pouco tempo, muitas indústrias e sectores de atividade retomam a valorização da diversidade de experiências e a maturidade que alguém com mais de 50 anos pode trazer para a toda uma equipe de trabalho e ao desenvolvimento do negócio e até na possibilidade de ajudar a formar as novas gerações, que embora tecnicamente extraordinárias, tê sempre o seu normal processo de aprendizagem bem recheado de asneiras…
4. Redescoberta de Paixões:
Mudar de atividade pode permitir-nos dedicar a áreas que sempre gostamos e encontremos um novo sentimento de realização.
5. Networking Ampliado:
Ao entrar numa nova atividade diferente da que sempre tivemos, temos a oportunidade de conhecer novas pessoas e expandir o nosso network. Isso pode ser valioso, tanto pessoalmente, como profissionalmente.
6. Flexibilidade e Autonomia:
Dependendo da nova atividade que escolhemos, podemos ter mais flexibilidade em relação ao horário e ao local de trabalho.
Isso pode melhorar o equilíbrio entre a nossa vida de trabalho e vida pessoal.
7. Contribuição Duradoura: Uma mudança de rumo de vida pode permitir que nos sintamos, de forma vigorosa, a contribuir de maneira significativa para a sociedade e a economia.
A nossa experiência e capacidade podem ser direcionadas para resolver problemas relevantes e para nos fazer sentir recompensados com o resultado do nosso trabalho e dedicação.
Algumas mudanças de carreira podem trazer oportunidades financeiras significativas, especialmente quando entramos em campos de alta performance e em que o mercado premeia a efetividade do trabalho realizado, valorizando a experiência e expertise.
9. Realização Pessoal: A sensação de desafio, sentimento de conquista e crescimento pessoal que acompanha a mudança de atividade pode ser profundamente gratificante.
No entanto, é importante considerar também que os desafios potenciais, como a necessidade de adquirir novas capacidades, a possibilidade de enfrentar uma curva de aprendizagem íngreme e a adaptação a um novo ambiente de trabalho, muitas vezes com pessoas bastante mais novas e inexperientes pode ter o seu peso, mas isso é um fator que deve ser o catalisador de motivação extra…até para incrementar o nosso índice de satisfação no trabalho.
E esta nova geração é tão qualificada e competente que só temos que aprender com eles também.
Atenção que uma mudança de carreira nesta idade não é um arco-íris, acarreta riscos, momentos mais ou menos difíceis, ou seja, não é um Blue Ocean, bem pelo contrário, mas o desafio de ultrapassar essas dificuldades que surgirão, no final do dia, é uma recompensa tremenda.
Será o seu momento de avançar???