Passo a apresentar algumas ideias que, quase seguramente, o farão pensar e, quem sabe, começar a alterar o seu posicionamento no mercado de trabalho.
1 – Acesso a Oportunidades Ocultas: É um dado adquirido que as melhores oportunidades de emprego não são anunciadas publicamente, mas são sim preenchidas por meio de referências ou recomendações de contactos. Uma rede de contactos sólida pode fornecer acesso a essas oportunidades ocultas, aumentando suas chances de encontrar uma posição adequada e de voltar ao mercado de trabalho ou fazer uma alteração positiva na carreira profissional.
2 – Recomendações e Referências: O seu network pode ser vital na recomendação para posições nas próprias organizações do seu contacto ou em empresas onde estes poderão ter conexões. Uma recomendação positiva de um contacto confiável e conceituado no mercado pode aumentar significativamente as suas chances de ser considerado para uma vaga em aberto, pois não deixa de ser uma avaliação e uma diferenciação positiva perante centenas de Cv´s recebidos por quem toma decisões relativamente à posição em aberto…e essa diferenciação pode fazer a diferença entre ter oportunidade para ser entrevistado ou nunca ser chamado para uma entrevista
3 – Informações Privilegiadas: A sua network pode fornecer informações privilegiadas sobre empresas, sectores ou posições específicas. Essas informações podem incluir detalhes sobre a cultura da empresa, o momento eu ela vive e as necessidades que tem, as expectativas dos entrevistadores ou insights sobre o processo de contratação, o que pode ajudar a preparar-se melhor para as entrevistas.
4 – Credibilidade e Visibilidade: Uma rede bem estabelecida pode aumentar a sua credibilidade e visibilidade dentro da sua indústria ou comunidade profissional ou naquelas onde quer passar a actuar. Conectar-se com influenciadores ou líderes de pensamento pode aumentar a sua reputação e abrir portas para novas oportunidades no mercado.
5 – Suporte durante a Transição: Durante o processo de recolocação na carreira, você pode enfrentar momentos menos fáceis, desafios e seguramente, muitas dúvidas. Então será aí que a sua network pode oferecer suporte emocional, conselhos práticos e até mesmo conectá-lo a recursos úteis, como serviços de orientação profissional na gestão de carreira ou formações adicionais na área ou sector que quer integrar. Esta orientação profissional e estas formações adicionais podem fazer toda a diferença no momento da decisão por parte do recrutador, porque a sua preparação é seguramente melhor que a maior parte dos outros candidatos.
6 – Feedback Construtivo: Ao procurar uma nova posição, é útil obter feedback sobre o seu cv, carta de apresentação e competências a demonstrar nas entrevistas. Neste caso, os seus contactos podem oferecer insights valiosos e sugestões de melhoria com base na sua própria experiência e perspectiva diferentes de abordagem no modus operandi para se apresentar ao mercado. Todavia, faça-o sempre de forma que se sinta confortável consigo mesmo
7 – Desenvolvimento de Relacionamentos Profissionais: Uma network sólida não é apenas útil durante o processo de procura imediata de emprego, mas também pode fornecer uma base contínua para desenvolver relacionamentos profissionais duradouros. Esses relacionamentos podem abrir portas para oportunidades futuras e fornecer apoio ao longo da sua carreira. O contacto directo com Headhunters ou Recrutadores activos no mercado pode fazer toda a diferença, seja em tempo, seja em qualidade das posições, seja até na negociação das condições salariais, pelo que a promoção constante desta network de profissionais pode ser vital na recolocação no mercado e com as melhores condições.
8 – Acesso a Recursos e Capacitação: Além de conexões directas com oportunidades de emprego, a sua network pode oferecer acesso a recursos valiosos, como workshops de desenvolvimento profissional, grupos de networking especializados ou programas de mentoria profissional nas várias áreas da gestão de carreira, que podem ajudar a fazer toda a diferença na sua recolocação no mercado de trabalho e na potenciação da sua carreira.
9 – Troca de Experiências e Ideias: Ao interagir com pessoas de diferentes origens e perspectivas, você pode expandir os seus horizontes e obter novas ideias e insights que podem inspirar inovação e criatividade no seu trabalho de procura de recolocação.
Em resumo, uma network sólida pode ser um recurso muito válido para uma recolocação na carreira, fornecendo acesso a oportunidades, suporte emocional e prático, formação adequada, informações privilegiadas e feedback construtivo para alavancar o seu potencial, por isso, nem por um momento, deixe de potenciar e aumentar essa network disponível.